Apresentação


A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), maior instituição pública de educação superior da Bahia, fundada em 1983 e mantida pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria da Educação (SEC), constitui-se em uma entidade autárquica presente em 19 territórios de identidade da Bahia, possuindo 29 Departamentos instalados em 24 campi: um sediado na capital do Estado, onde se localiza a administração central da instituição, e os demais distribuídos em 23 importantes municípios baianos de médio e grande porte.


Muitos são os desafios para as Universidades Públicas, ainda mais no contexto de sucateamento e precarização dos serviços públicos que o país está vivendo. No entanto, o DEDC-XV não tem se furtado, e não vai se furtar, de colocar energias para garantir a prestação de um serviço público, gratuito e de qualidade. Para tanto, nestes 20 anos, a UNEB-Valença tem desenvolvido atividades ensino, pesquisa e extensão voltadas à produção e disseminação de conhecimentos emancipatórios, tendo como diretriz o diálogo horizontal com os saberes populares e tradicionais. No exercício de suas funções institucionais, tem incentivado, ainda, a formação de profissionais competentes, solidários, e comprometidos com a construção de uma sociedade diversa e igualitária.


Neste contexto, a "Semana de comemoração dos 20 anos da UNEB-Valença: Universidade na luta por igualdade e respeito à diversidade", que ocorrerá entre os dias 27 novembro e 01 de dezembro, na sede da UNEB, será um momento de reflexão coletiva sobre a universidade e sobre temas relevantes na conjuntura atual, bem como, uma oportunidade para fortalecer vínculos entre os integrantes da comunidade acadêmica e da universidade com os parceiros da região. Será também um momento para festejar as conquista e renovar as energias para enfrentar nossos desafios na luta por igualdade e respeito à diversidade!


Diante disto, temos o prazer de convidar a todxs para estar juntos conosco nestes dias!